quinta-feira, 18 de junho de 2009

HOWARD GARDNER E AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

HTPC 18/05/2009

Desde a última década, um número crescente de educadores tem adotado a teoria de inteligências múltiplas de Howard Gardner. As inteligências lógico/matemática e lingüística – as duas maneiras de pensar mais valorizadas na escola – são apenas duas das oito inteligências descritas por Gardner. De acordo com a pesquisa biológica e cultural de Gardner, as outras seis inteligências são: espacial, musical, corporal-cinestésica, interpessoal e naturalista.

Lógico-Matemática
Habilidade de detectar padrões, deduzir e pensar logicamente. Essa inteligência é frequentemente ligada ao pensamento científico e matemático.

Linguistica
Domínio da língua. Esta inteligência inclui a habilidade de expressão retórica e poética através da manipulação eficaz da linguagem. Também permite utilizar a língua como forma de recordar informações.

Espacial
Habilidade de manipular e criar imagens mentais a fim de resolver problemas. Esta inteligência não está limitada ao domínio visual.

Musical
Capacidade de reconhecer e compor tonalidades, afinações e ritmos.

Corporal-cinestésica
Habilidade de usar as capacidades mentais para coordenar movimentos físicos. Essa inteligência questiona a crença popular de que as atividades mental e física não estão relacionadas. (ERIC, 1996, p.2).

Intrapessoal
Capacidade de notar distinções entre os outros, em particular contrastes de humor, temperamentos, motivações e intenções (Gardner, 1993, p. 42).

Interpessoal
Acesso aos sentimentos, habilidade de expor uma gama de emoções. Capacidade de discriminar emoções e eventualmente utilizá-las para compreender e orientar o próprio comportamento (Gardner, 1993, p. 44).

Naturalista
Habilidade no reconhecimento e classificação de plantas e animais. As mesmas habilidades de observação, coleta e classificação também podem ser aplicadas no ambiente “humano” (Campbell, 2003, p. 84).
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: GARDNER, H. (1993). MULTIPLE INTELLIGENCES: THE THEORY IN PRACTICE. NEW YORK: HARPER COLLINS.

QUESTÃO: AS OITO INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER, SÃO CITADAS COMO AS MAIS IMPORTANTES DE SUA PESQUISA BIOLÓGICA E CULTURAL. DENTRE ELAS, ESTÃO AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS LÓGICO/MATEMÁTICA E LINGUISTICA, DUAS MANEIRAS DE PENSAR MAIS VALORIZADAS DA ESCOLA. PARTINDO DESSA AFIRMAÇÃO, COMENTE AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA DESENVOLVER ESSAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS COM OS SEUS ALUNOS.