segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Multiplicando os Conhecimentos para a Gestão das Águas

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO COORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR DIRETORIA DE ENSINO DE AMERICANA
E.E. PROFª DORTI ZAMBELLO CALIL
Av. Dr. Ernesto Sprógis ,1261 – Bela Vista -
Fone (019) 3466-2981. Fax (019) 3466-2324 – CEP. 13.460.000
- Nova Odessa – SP E-mail e039810a@see.sp.gov.br
www.eedorti.blogspot.com

FORMULÁRIO 1: Pré-Projeto

Projeto: “Multiplicando os conhecimentos para a Gestão das Águas- Educação Ambiental para a gestão dos recursos hídricos” FEHIDRO

1 - MUNICÍPIO: Nova Odessa

2 - NOME COMPLETO (AGENTES MULTIPLICADORES): Francis Daniel Cones

3 - TÍTULO DO PROJETO Escola Dorti no Reuso da Água da Chuva

4 - INTRODUÇÃO

O alto consumo de água, a falta de conscientização das pessoas e o uso indiscriminado de recursos naturais aumentam a preocupação com a escassez de água em todo planeta. O Projeto da Escola Dorti sustentável com água da chuva, visa construir um coletor de água da chuva e tem como proposta, informar a população local de como armazenar a água e como utilizá-la. Isso é possível com poucos materiais de baixo custo. A conscientização será feita com temas abordados em sala de aula, por meio de pesquisas, ações visando à conservação e uso racional da água. O professor irá identificar a realidade por meio de pesquisa e estudo disponibilizando o planejamento coletivo a partir da realidade colocando em ações práticas, o conteúdo articulado e significativo para todos, de maneira mais atraente, mais eficiente e mais prazerosa.

5 – OBJETIVOS

Implantar o experimento de coleta, armazenamento e aproveitamento de água da chuva, com a construção de um coletor de forma a armazenar água durante o período de chuvas. Ela será utilizada na horta e no pomar. Difundir conhecimentos e envolver os alunos da escola, funcionários, professores, gestores e comunidade.

6 – METODOLOGIA

Para o desenvolvimento deste projeto será elaborado um cronograma com a finalidade de facilitar o total cumprimento de quatro etapas e de atividades. A primeira etapa acontece com a escolha do local para instalação do coletor. A segunda empenhar em adquirir os materiais utilizados na instalação. A terceira desenvolver atividades com os alunos sobre a importância da preservação da água, de coletar água da chuva com sua aplicação na horta e pomar e a quarta discutir técnicas de plantio, o que plantar no pomar e na horta. Com os dados coletados, parte-se para a execução do projeto.

7 - MATERIAIS UTILIZADOS

1 – Vídeo sobre Educação Ambiental voltada a Gestão dos Recursos Hídricos – TV Escola – Ministério da Educação (1996) Consórcio PCJ Duração 25minutos
2 – Jogo - O Lamba na preservação dos recursos hídricos (E.F.)
3 – Jogo: O Ciclo da Água (E.M.) Atividade em grupo.
4- MATERIAIS- 2 caixas de 1 mil litros, 6 metros de cano 100 mm, 20 metros de mangueira de ¾, 40 mudas frutíferas, mudas de verduras, mudas de arvores nativas, adubo orgânico, torneira e regadores.

8 - CRONOGRAMA FÍSICO:

As atividades serão desenvolvidas no decorrer do segundo semestre de 2010. Considerando as principais atividades em cada objetivo específico, buscaremos junto ao comércio, parcerias para o desenvolvimento, etapa por etapa do projeto, após levantamento detalhado de todos os materiais utilizados, parceria com coordenadoria meio ambiente, doação de mudas com orientação técnica de plantio e cultivo

9 - RESULTADOS ESPERADOS

Aproveitamento do projeto para despertar a sensibilização e conscientização sobre o uso da água. Ampliar o nível de conhecimento e motivar a comunidade escolar para o uso sustentável dos recursos naturais, em especial a água coletada da chuva. Assegurar o compromisso dos envolvidos no projeto com a proposta de gerenciamento integrado dos recursos hídricos.

10 – RELAÇÃO DOS PARTICIPANTES DO PROJETO:

“ESCOLA DORTI NO REUSO DA AGUA DA CHUVA”

Escola: “E.E.Profª Dorti Zambello Calil”
Bairro: Bela Vista Município: Nova Odessa
Diretora - Jacqueline Kühl
Vice-diretora - Roseli Maria Nacarato
Professor Coordenador do Ensino Fundamental - Gedalva Tenório de Campos
Professor Coordenador do Ensino Médio - Francis Daniel Cones
Ensino Médio: 3ª série B
Professor: Osmar Azol Fernandes (Biologia);