quinta-feira, 26 de agosto de 2010

PROJETO FOLCLORE BRASILEIRO

PROFESSOR LAZARO LEITE

Nova Odessa ,Agosto de 2010


Projeto Folclore Brasileiro

Objetivo: Concientizar os alunos sobre a importância da cultura brasileira, suas tradições,seus costumes e suas raízes.

Os alunos das 5ª,6ª e 7ª séries do ensino fundamental,desenvolveram aulas expositivas, pesquisas em casa , exposição de trabalhos na escola, questionando sobre as crendices e superstição ,levando os alunos para o lado científico segmentos folclóricos como a história,músicas,danças,provérbios e brincadeiras.




Superstição ou Crendices

São explicações sem caráter científico comprovado fatos e acontecimentos naturais.
Veja alguns exemplos:

Coceira na Mão : Se a palma da mão esquerda coçar, é sinal de que vem vindo dinheiro. Mas se a palma da mão direita é que estiver coçando, uma visita desconhecida está para aparecer.

Orelha Quente : Se sua orelha esquentar de repente, é porque alguém está falando mal de você. Nesses casos, vá dizendo os nomes dos suspeitos até a orelha parar de arder. Para aumentar a eficiência do contra-ataque, morda o dedo mínimo da mão esquerda: o sujeito irá morder a própria língua.

Gato Preto : Na Idade Média, acreditavam-se que os gatos eram bruxas transformadas em animais. Por isso, a tradição diz que cruzar com um gato preto é azar na certa.

Espelho Quebrado : A superstição prega que serão sete anos de má sorte. Ficar se admirando num espelho quebrado é ainda pior - significa quebrar a própria alma. Ninguém deve se olhar também num espelho à luz de velas. Não permita ainda que outra pessoa se olhe no espelho ao mesmo tempo que você.